terça-feira, 16 de agosto de 2011

Morte do bebê Gustavo: Conselho Tutelar foi omisso

O Conselho Tutelar de Campo Largo está na mira da Câmara de Vereadores. Após a morte do bebê Gustavo Karvat Franco da Silva, de 1 ano e 8 meses, ocorrido no ultimo dia 12, supostamente vitima de tortura e agressão pelos pais, os conselheiros serão investigados pelas autoridades por suposta omissão. O órgão teria sido informado sobre praticas de violência contra o pequeno Gustavo.

A criança foi encontrada no dia seguinte, abandonada no berço, com hematomas, mordidas e até marcas de queimadura, possivelmente causadas por bitucas de cigarro, visíveis em todo o corpo. Os pais estão foragidos.

O superintendente da Policia Civil, Juscelino Bayer, afirmou a reportagem da Tribuna que professoras da creche frequentada pela criança, após notarem sinais de espancamento no bebê, já haviam denunciado o caso à entidade: "Elas disseram que foram várias vezes ao Conselho, que foi omisso" - disse ele. 

O vereador Wilson Andrade (PSB) foi comunicado sobre a ocorrência de outros casos de omissão do Conselho Tutelar e pretende apurar os fatos.

Os conselheiros que hoje atuam no município foram os primeiros eleitos por voto popular. Antes, as vagas eram preenchidas através de indicação do Prefeito Municipal. 

Na época, a eleição para o Conselho Tutelar de Campo Largo foi marcada pelo envolvimento direto de vereadores e outros políticos locais. Populares denunciaram casos de transporte de pessoas para o local de votação, entre outros favorecimentos. 

Alguns dos conselheiros já declaram publicamente sua pretensão em disputar o cargo de vereador nas próximas eleições municipais.   

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Best WordPress Themes