terça-feira, 2 de agosto de 2011

Nelsão será julgado amanhã pelo plenário da Câmara

A Câmara de Vereadores de Campo Largo, cidade da Região Metropolitana de Curitiba, no Paraná, julga nesta quarta-feira (03), em sessão extraordinária, o processo que pode resultar na cassação do mandato do Vereador Nelson Silva de Souza, o Nelsão (PMDB). O parlamentar foi denunciado por quebra de decoro parlamentar pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB). No dia 21 de março, Nelsão agrediu em plenário o também vereador Wilson Andrade (PSB) com uma cabeçada. A noticia repercutiu em todo Brasil causando revolta da população.



A sessão terá inicio às 08h00m e, segundo o Presidente da Câmara Josley Andrade (PSC), deve se estender até o final da tarde. Um forte esquema de segurança será montado pela Policia Militar e a Guarda Municipal de Campo Largo. Tudo para evitar que os atos de vandalismo e intimidação ocorridos na sessão em que foi aprovado o relatório da Comissão de Ética, se repitam. Naquela ocasião, parentes e seguidores do vereador acusado interromperam a votação e atearam um ovo contra o presidente da casa. A sessão foi interrompida e os vereadores só retornaram ao plenário após a ação da Policia Militar. Ninguém foi preso.

Durante o andamento do processo, Nelsão contestou o vídeo que mostra a agressão contra Wilson Andrade. Segundo ele, houve montagem nas imagens e sensacionalismo da imprensa paranaense.

A Comissão Processante formada para julgar o caso contratou um perito para analisar as imagens, feitas pelo radialista João Amorim, bem como as matérias exibidas pelas principais redes de TV do Paraná. O resultado da analise comprovou que as imagens usadas como prova no processo não sofreram adulterações.

Para a sessão extraordinária o presidente convocou todos os vereadores. Até esta segunda, dia 01 de agosto, Nelsão não havia sido localizado por funcionários da Câmara para assinar o comunicado. A resolução que convoca a sessão de julgamento do caso foi publicada na imprensa local. O julgamento correrá mesmo sem a presença do acusado, informa a assessoria jurídica da Câmara.

Segundo o Presidente da Comissão Processante, Jorge Júlio (PSB), há argumentos suficientes para comprovar a quebra de decoro. O relator, Josley Andrade, deve recomendar a cassação do mandato de Nelsão no relatório final.

Ao todo serão 10 vereadores aptos a votar (o acusado, Nelsão, não tem direito a voto). Wilson Andrade, vereador que sofreu a agressão que originou o processo, deve optar pela abstenção de seu voto. Assim, o destino de Nelsão estará nas mãos de nove vereadores, bastando apenas cinco votos (maioria absoluta) a favor da cassação para resultar na perda do mandato do parlamentar. Nelsão pode ainda ficar inelegível por 8 anos.

Caso seja cassado, o sindicalista, que alcançou a maior votação em uma eleição para o poder Legislativo de Campo Largo (3.820 votos), será o segundo da historia da Câmara de Vereadores punido por quebra de decoro.

Com isso, assume o suplente Airton Roberto Vaz, o Betinho (PMDB). Ele, que é contador e empresário, alcançou 1.171 votos nas eleições municipais.



0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Best WordPress Themes