quarta-feira, 28 de março de 2012

Professores fazem protesto por reajuste salarial


O primeiro dia de greve dos professores da rede municipal de ensino de Campo Largo foi marcado por uma passeata. Cerca de 400 professores participaram da marcha que percorreu as principais ruas da região central do município. Em seguida, a categoria tomou a sede do Governo Municipal, na Rua Padre Natal Pigatto. 

Os professores querem um aumento salarial de 25%. Além de ampliação das horas-atividade e a realização de concurso para suprir a falta de professores. Antes da paralisação, o Prefeito Edson Basso (PMDB) havia concedido um aumento de apenas 8%. Hoje, durante mesa de negociação com representantes do movimento grevista, Basso oficializou a proposta de aumento de 15%. 

Ainda assim, o Sindicato do Magistério exige um reajuste mais próximo da proposta inicial da categoria.

Por volta das 11 horas, os professores desocuparam os arredores da Sede do Governo e retornaram, em passeata, ao centro da cidade. 

Mesmo sem chegar a um acordo, qualquer reajuste salarial aos professores deve passar pela Câmara Municipal. O problema é o prazo. Devido a Lei Eleitoral a votação deve ocorrer até 7 de abril. Para garantir que um eventual projeto de aumento seja apreciado no Legislativo, os vereadores Wilson Andrade (PSB), Lindamir Ivanoski (PSL) e Sandra Marcon (PSD), compareceram ao protesto e esclareceram os grevistas. 

Estado de greve é mantido

Apesar da negociação entre professores e o Governo Municipal, a presidente do Sindicato do Magistério, Márcia Totene, afirmou que "a categoria manterá o estado de greve". Ela revelou que novos protestos estão previstos para amanhã. 

A paralisação dos professores afeta cerca de 13 mil alunos do ensino fundamental. Segundo informou o sindicato, o Basso não irá descontar os dias de paralisação da folha de pagamento dos professores. A entidade informa ainda que não será necessária a reposição dos dias de aula perdidos em ocasião da greve.


    

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Best WordPress Themes