quarta-feira, 9 de maio de 2012

Título de Eleitor: prazo para regularização encerra hoje

Encerra hoje (09) o prazo para o cidadão que vai as urnas em outubro regularizar a situação do seu Título de Eleitor. Expira também o prazo para solicitação do documento a jovens que pretendem votar pela primeira vez  .
Ontem uma longa fila se formou no Cartório Eleitoral de Campo Largo. O tempo de espera para conseguir uma senha chegou a 1 hora. Apesar da espera do lado de fora, o atendimento no interior do órgão é rápido - "Fiquei lá poucos minutos e logo terminei tudo. Foi super rápido", disse a estudante Flávia Cordeiro de Lima, 17. Ela irá as urnas pela primeira vez. Porém, o motivo que a levou a solicitação do documento não está ligado as eleições - "Onde vou trabalhar exigiram o Título de Eleitor", revela. Assim como muitos outros jovens, Flávia não acompanha informações sobre a política local - "Nem sei quem é candidato!", responde. 


Documentos 
Quem for tirar o título de eleitor pela primeira vez deve comparecer ao cartório eleitoral com documento de identidade, comprovante de endereço recente e comprovante de quitação militar para homens entre 18 e 45 anos. A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o passaporte azul não são aceitos para o alistamento porque não contêm nacionalidade/naturalidade e filiação, respectivamente. No caso de transferência, o eleitor deve levar o título de eleitor, o documento de identificação e comprovante de residência recente. É necessário que tenha decorrido pelo menos um ano da inscrição ou transferência anterior e residência mínima de três meses no novo endereço.

Segunda via do título 
O eleitor que teve seu título extraviado pode solicitar a segunda via até 27 de setembro, no cartório eleitoral onde está inscrito. A segunda via somente é emitida nos casos em que não há qualquer alteração de dados e/ou endereço.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Best WordPress Themes